1 2 3 4 5

Vídeo Colonoscopia

O que é a Colonoscopia?

Colonoscopia é um método diagnóstico, podendo também ser terapêutico, ou seja, realizar procedimentos cirúrgicos. É realizado com um equipamento chamado colonoscópio, que é um tubo flexivel, contendo na sua extremidade uma mini câmara que transmite imagens coloridas em alta resolução para um monitor. Este equipamento é introduzido através do ânus e percorrendo todo o intestino grosso e parte final do intestino delgado, chamado de íleo terminal. O aparelho possui um canal de trabalho, através do qual pode-se introduzir pinça de biópsia e acessórios para procedimentos terapêuticos, como a polipectomia por exemplo.(Figura 1).

Sob visão direta o exame avalia as alterações macroscópicas do reto, colo e porção final do intestino delgado, podendo colher amostras (biópsias) para exame anátomo patológico. Durante a realização do exame o paciente é submetido a uma sedação, ou seja, recebe um medicamento endovenoso para atenuar o desconforto da progressão do aparelho pelo intestino.

Realização do exame

O preparo é etapa mais importante do exame e que pode assegurar uma perfeita visibilização do órgão. (ver preparo). O paciente será posicionado confortavelmente em uma maca apropriada, deitado sobre o seu lado esquerdo e uma veia será puncionada para a administração de sedativos e outros medicamentos que se fizerem necessários. Após esta etapa o aparelho será introduzido através dos segmentos intestinais, permitindo a inspeção detalhada de toda a mucosa. Todo esse procedimento é auxiliado por uma enfermeira e um médico assistente quando necessário. Durante o procedimento poderão ser colhidas biópsias ou ser realizada a retirada de pólipo, quando encontrado.



Complicações

Apesar de ser um procedimento seguro,como todo procedimento médico, podem haver complicações:
_ Perfuração, sangramento, que poderão precisar de intervenção.
- Reações aos sedativos, ou complicações de doenças cardíacas ou pulmonares.

Medicações

As medicações que estão sendo tomadas, deverão ser relatadas ao médico examinador, principalmente medicações que contenham aspirina e derivados, medicações para artrite, anticoagulantes e insulina.
Relate também alergias a medicamentos.

Contraindicações

A colonoscopia deve ser contra-indicada de maneira absoluta quando houver suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, obstrução intestinal, diverticulite aguda.
Outras contra-indicações da colonoscopia são relativas, sendo as mais importantes:
1- Disturbios da coagulação;
2. Infarto recente do miocárdio;
3. Embolia pulmonar recente;
4. Gravidez após o 2º semestre;
5. Grande aneurisma de aorta ou de ilíaca.

Recomendações após o exame

Após o exame o paciente permanece na clinica para observação por um período de até 1h, sendo avaliado permanentemente pelo médico até a sua liberação. A dieta será orientada pelo médico examinador.
Após a liberação:
-Não usar bebidas alcóolicas
-Não dirigir veículos
-Não operar máquinas
-Não assinar documentos
-Não cuidar de crianças.
Não praticar exercícios físicos.

Veja aqui como é o preparo para este exame.