1 2 3 4 5 6 7

Manometria Esofágica de Alta Resolução (HRM)


* Estamos implantando este novo sistema que ainda não existe em nosso estado.
Em São Paulo só existem 2 aparelhos.

A manometria de Alta resolução é um novo paradigma no estudo das doenças funcionais esofágicas. Foi desenvolvida em 1995 na Holanda na cidade de Enschede em conjunto por um pesquisador americanochamdoClouse e a empresa Holandesa MMS Medical Measurement Systems.
O conceito baseou-se em aumentar o número de sensores esofágicos pois assim a sonda não precisaria ser mobilizada gradualmente como namanometria convencional.

Manometria Tradicional 6 canais Manometria tradicional com
6 canais
Manometria de Alta Resolução (Até 36 Canais!!)


Por outro lado um número maior de canais, forneceria ao estudo mais dados e seria mais completo e preciso. Introduziu-se então 36 canais em vez de 8 canais como na convencional. No entanto este número de canais visualmente dificultava a interpretação. Para contornar este inconveniente utilizou-se um sistema de cores como na topografia de terrenos.

360° HRAM:No modo de visualização de tubo, danos ou defeitos no esfíncter podem ser reconhecidos facilmente

Assim cores frias significam pressões baixas e cores quentes como o amarelo e vermelho significam pressões maiores. Isto produziu um novo tipo de gráfico que pode ser lido em três ou duas dimensões. Baseado nisto desenvolveu-se novos critérios de interpretação como a Classificação de Chicago agora já na sua versão três. Esta leitura não é possível no sistema convencional.