Manometria

Manometria Esofágica

A manometria esofágica ou eletromanometria esofágica é um exame que avalia o funcionamento do corpo esofágico. Ela nos permite fazer a detecção e quantificação das contrações fásicas da parede esofágica e de seus dois esfíncteres, ou seja o superior e o inferior, estena transição entre o esôfago e o estômago. É um exame importante, fazendo parte da avaliação da Doença do Refluxo Gatroesofágico ede outras doenças funcionais do esôfago.
O uso mais comum para a manometria esofágica é avaliar o esfíncter inferior do esôfago e a musculatura do corpo do esôfago em pacientes que têm doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Manometria muitas vezes pode identificar a fraqueza no esfíncter esofágico inferior, que é a causa mais comum do refluxo . A sua incontinência deste esfincter permite que o ácido do estômago e seu conteúdo possam retornar para o esôfago.

Realização do Exame
A manometria esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação e é bem tolerado.
Durante a manometria esofágica
• Inicia-se com o paciente sentado. Um cateter é guiado através da narina até o estômago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.Toda orientação vai sendo dada passo a passo pelo médico examinador.
• Depois que o cateter estiver localizado o paciente é deitado sobre uma maca.
• Os procedimentos seguintes serão orientados passo a passo. Será fornecidapequena quantidades de água, que deverão ser deglutidas no momento solicitado.Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.
O teste geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.

Orientações Após o Exame

Quando amanometria esofágica é completa, você pode retornar às suas atividades normais.

Resultado
Após análise cuidadosa dos valores coletados o resulado é liberado em 5 dias úteis.

Clique aqui e veja como deve ser feita a preparação deste exame