Úlcera Gástrica (Péptica)

O que é:

A úlcera gástrica, úlcera péptica, também chamada de úlcera no estômago, é uma ferida que geralmente é causada pela má alimentação. Ela apresenta como sintomas a dor localizada na área do estômago, especialmente após comer, e normalmente não é uma situação muito grave. Seu tratamento é feito com a toma de analgésicos, e anti-ácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.

Causas da úlcera gástrica

As possíveis causas da úlcera gástrica são:

• Fator genético;
  • Alimentação;
  • Presença da Helicobacter Pylori e
  • Estresse.

Sintomas de úlcera gástrica

A úlcera gástrica gera sintomas como:

• Dor abdominal forte, em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber bebidas ácidas;
  • Dor em forma de queimação na “boca do estômago”;
  • Enjôo;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de peso.

Como identificar a úlcera gástrica

Para identificar a úlcera gástrica o exame mais claro é a endoscopia digestiva alta. Onde o médico irá colocar uma sonda com uma micro câmera por dentro, dentro da boca do indivíduo até o seu estômago. A micro câmera irá mostrar com clareza toda a região interna do estômago, evidenciando a ferida.

A biópsia do tecido do estômago poderá confirmar a presença da H. Pylori.

Tratamento para úlcera gástrica

O tratamento para úlcera gástrica é feito com a toma de anti-ácidos, que evitam que o suco gástrico utilizado na digestão aumente o tamanho da ferida.

Pode-se recorrer ainda à toma de analgésicos para controlar as dores e calmantes, para que o indivíduo fique mais relaxado, uma vez que o ácido gástrico é produzido em maior quantidade sob estresse.

Para eliminar a H.Pylory recorre-se à toma de antibióticos como por exemplo Amoxilina.

A alimentação deve ser feita com frutas cozidas, inicialmente, legumes, verduras, grãos, laticíneos light, pão e carnes magras, devendo-se evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduiches, fast food, frituras e doces, em geral. Assim como alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.

Alguns casos podem necessitar de cirurgia.