Cirurgia de Obesidade

A obesidade é uma doença universal de prevalência crescente que vem adquirindo proporções alarmantes. Sua epidemiologia é um dos principais problemas de saúde pública na sociedade moderna.

É definida como o aumento do peso corpóreo em relação ao peso ideal devido ao excesso de tecido adiposo (gordo) no organismo. Atinge indivíduos de ambos os sexos e todas as idades, porém é mais frequente nos adultos do sexo feminino.

Atualmente, muita preocupação também é tida com as crianças e adolescentes, onde os estudos estatísticos mostram que é rapidamente crescente o número de obesos.

Devido ao fato de a imensa maioria dos pacientes severamente obesos não conseguir promover mudança definitiva nos seus hábitos alimentares e na prática de atividade física, aliado às alterações nos mecanismos que controlam a distribuição da gordura e o gasto energético, os obesos tendem a recuperar o peso perdido, superando inclusive o peso inicial e se tornando ainda mais obesos.

É por essa razão que os tratamentos conservadores à base de dietas e medicamentos não conseguem manter perdas de peso significativas a longo prazo. Isso leva a um fenômeno popularmente conhecido como “efeito sanfona”. Os pacientes com obesidade mórbida devem ser encarados como portadores de uma doença séria, que ameaça a vida, reduz a qualidade de vida e a autoestima, e que requer abordagem eficiente para promover redução do peso de forma definitiva.

Cirurgia de obesidade está indicada quando há falha no tratamento clínico nas seguintes situações:
IMC entre 35-40 com comorbidades.
IMC maior que 40 sem comorbidades.
A cirurgia atualmente é realizada por videolaparoscopia, proporcionando um pós operatório mais confortável e um retorno mais precoce às atividades normais.

Calcule aqui o seu IMC
Utilize ponto ao invés de vírgula

IMCClassificaçãoObesidadeRisco de Doença
<18,5Magreza0Elevado