(35) 3423-6405 / (35) 3422-5727

Manometria Esofágica Convencional

A Manometria Esofágica ou Eletromanometria Esofágica é um exame que avalia o funcionamento do esôfago.

Ela nos permite fazer a detecção e a quantificação das contrações peristálticas  da parede esofágica e o funcionamento de seus dois esfincteres, ou seja, superior e inferior.

É um exame importante, que faz parte da avaliação da doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e de outra doeças funcionais do esófago.

A Manometria Esofágica alem de avaliar o esfincter inferior do esôfago, avalia também a musculatura do corpo esofágico em pacientes com a Doença do  Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Realização do Exame

A Manometria Esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação e é bem tolerado. Durante a manometria esofágica:

  • Inicia-se com o paciente sentado. Um cateter é guiado através da narina até o estômago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.Toda orientação vai sendo dada passo a passo pelo médico examinador.
  • Depois que o cateter estiver localizado o paciente é deitado sobre uma maca.
  • Os procedimentos seguintes serão orientados passo a passo. Serão fornecidas pequenas quantidades de água, que deverão ser deglutidas no momento solicitado. Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.

O teste geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.

Orientações Após o Exame

Quando a Manometria Esofágica é completa, você pode retornar às suas atividades normais.

Resultado

Após análise cuidadosa dos valores coletados, o resultado é liberado em cinco dias úteis.

Veja aqui como é o preparo para esse exame.