(35) 3423-6405 / (35) 3422-5727

Tempo de Trânsito Colônico

A obstipação é um sintoma com um significado diferente para diversos indivíduos. 

Normalmente refere-se a dejecções pouco frequentes, mas também pode indicar uma diminuição no volume ou peso das fezes, a necessidade de fazer força (puxar) para esvaziar incompletamente o reto, ou ainda a necessidade do uso de clisteres, supositórios, laxantes para manter a regularidade do trânsito intestinal.

Cerca de 80% das pessoas sofrerão de obstipação em algum momento da vida, sendo normais breves períodos de prisão de ventre. O diagnóstico de obstipação poderá ser colocado se o número de dejecções for inferior a três vezes por semana.

A finalidade desse exame é a medição do tempo que o bolo fecal demora no trânsito intestinal. O Tempo de Trânsito Colônico é medido por meio de marcadores radiopacos e é um método simples e eficaz para auxiliar no diagnóstico de constipação intestinal. Assim, é possível diferenciar distúrbios da hipomotilidade dos cólons (inércia colônica) dos distúrbios da defecação (obstrução de saída - "outlet obstruction").

Realização do exame

O paciente ingere uma cápsula com 24 marcadores radiopacos e realiza-se Raio-X de abdome simples :

  • SIMPLIFICADO: Raio-X no quinto dia após a ingestão da cápsula.
  • SEGMENTAR: RAIO-X diariamente até o sétimo dia, interrompendo o exame caso ocorra eliminação total antes de completar sete dias.