Manometria Esofágica de Alta Resolução (HRM)
Desenvolvida em 1995 na Holanda, na cidade de Enschede, por um pesquisador americano chamado Clouse e a empresa holandesa MMS Medical Measurement Systems, a Manometria de Alta Resolução é um novo paradigma no estudo das doenças funcionais esofágicas.
A Gastroclinic Nascimento é pioneira no estado de Minas Gerais a oferecer esse exame!
Manometria Tradicional com 6 canais
Manometria de Alta Resolução (Até 36 Canais!!)
Um conceito que se baseia em aumentar o número de sensores esofágicos, pois, assim, a sonda não precisaria ser mobilizada gradualmente como na Manometria Convencional.
Por outro lado um número maior de canais, forneceria ao estudo mais dados e seria mais completo e preciso. Introduziu-se então 36 canais em vez de 8 canais como na convencional.
No entanto este número de canais visualmente dificultava a interpretação. Para contornar este inconveniente utilizou-se um sistema de cores como na topografia de terrenos.
360° HRAM:
No modo de visualização de tubo, danos ou defeitos no esfíncter podem ser reconhecidos facilmente
Assim cores frias significam pressões baixas e cores quentes como o amarelo e vermelho significam pressões maiores. Isto produziu um novo tipo de gráfico que pode ser lido em três ou duas dimensões.
Baseado nisto desenvolveu-se novos critérios de interpretação como a Classificação de Chicago agora já na sua versão três. Esta leitura não é possível no sistema convencional.