(35) 3423-6405 / (35) 3422-5727

pHmetria Esofágica

O exame de pHmetria de 24h tem como padrão o diagnóstico do Refluxo Gastroesofágico, seja o mesmo típico ou atípico, de modo quantitativo e qualitativo.

O referido exame tem a capacidade de estudar os refluxos ácidos gastroesofágicos do paciente por períodos de 24 horas, período no qual o paciente desempenha suas atividades normais do dia a dia.

Os dados são registrados em um gravador digital (a exemplo do “holter” cardiológico), de modo que os refluxos patológicos sejam identificados e quantificados  (é possível identificar quando o paciente referiu o sintoma e se este foi ou não em decorrência de episódio de refluxo).

Realização do exame

Consiste na introdução de um cateter pela narina até o esôfago. É necessário que você esteja em jejum de pelo menos 4 horas no dia do exame.

Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xylocaína geléia (um anestésico tópico) na narina a ser utilizada. Essa sonda fica conectada a um aparelho preso a cintura. As informações do exame são gravadas neste módulo. 

Após a instalação do aparelho, a pessoa volta às suas atividades normais (trabalho, estudo etc.) acompanhada de uma pasta onde deve marcar toda e qualquer refeição (incluindo líquidos e lanches), anotando o início e o final delas; deve anotar também os períodos em que permaneceu deitada (horário em que deitou e que levantou) e, principalmente, deve anotar toda vez que apresentar algum sintoma, explicando o que sentiu. Sem isso, não será possível analisar os dados do exame. No dia seguinte, a pessoa deverá retornar e o aparelho será retirado.

Medicações de uso habitual

Alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame, conforme descrevemos abaixo:

  • Medicamentos para o estômago à base de: Omeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol, Rabeprazol e Esomeprazol, devem ser suspensos 7 dias antes;
  • Medicamentos para o estômago à base de: Cimetidina, Ranitidina e Famotidina devem ser suspensos 3 dias antes;
  • Antiácidos (Mylantaplus, Maaloxplus, Kolantyl, etc.) devem ser suspensos 24 horas antes;
  • Medicamentos para náuseas à base de Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona, devem ser suspensos 24 horas antes.

Alimentação

A sua dieta deverá ser a mesma que faz habitualmente.

Atividades diárias durante a realização do exame

O exame de pHmetria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível. Apesar disso, algumas práticas não são recomendadas:

  • Não tomar banho;
  • Não praticar atividades aquáticas e esportivas;
  • Não passar por detectores de metais em bancos e aeroportos;
  • Não aproximar-se de microondas em funcionamento.

Intercorrências e dúvidas durante o exame

Qualquer dúvida ou intercorrência entre em contato imediatamento com a clínica.

Resultado

Os dados gravados pelo aparelho são transferidos para um computador e analisados em conjunto com o diário. Por esse motivo, geralmente demora até 7(sete) dias úteis para uma análise completa.