Vídeo Colonoscopia ou Endoscopia Baixa

Colonoscopia é um exame realizado com sedação moderada ou profunda que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado), utilizando um aparelho chamado colonoscópio.

Um procedimento que tem a função de investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Além disso, a Colonoscopia ajuda a entender a causa de diarreias crônicas, sangramentos flagrados anteriormente pelo teste de sangue oculto nas fezes e anemia sem causa aparente.

Realização do exame

O preparo é a etapa mais importante do exame e que pode assegurar uma perfeita visibilidade do órgão (ver preparo).

O paciente será posicionado confortavelmente em uma maca apropriada, deitado sobre seu lado esquerdo, e uma veia será puncionada para a administração de sedativos e outros medicamentos que se fizerem necessários.

Após essa etapa, o aparelho será introduzido através dos segmentos intestinais, permitindo a inspeção detalhada de toda a mucosa.

Todo esse procedimento é auxiliado por uma enfermeira e um médico assistente quando necessário. Durante o procedimento poderão ser colhidas biópsias ou ser realizada a retirada de pólipo, quando encontrado.

• Apesar de ser seguro, como todo procedimento médico, pode haver complicações:
  • Perfuração e sangramento, que poderão precisar de intervenção.
  • Reações aos sedativos, ou complicações de doenças cardíacas ou pulmonares.

Medicações

As medicações de uso cotidiano (diário), o paciente devera relatar ao médico examinador,  principalmente medicações que contenham aspirina e derivados, anti-inflamatórios, anticoagulantes e insulina.

Relate também alergias a medicamentos.

Contraindicações

A Colonoscopia deve ser contraindicada de maneira absoluta quando houver suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, obstrução intestinal, diverticulite aguda.

Outras contraindicações da Colonoscopia são relativas, sendo as mais importantes:

• Distúrbios da coagulação;
  • Infarto recente do miocárdio;
  • Embolia pulmonar recente;
  • Gravidez após o 2º semestre;
  • Grande aneurisma de aorta ou ilíaca.

Recomendações após o exame

Após o exame, o paciente permanecerá na clinica para observação por um período de até uma hora, sendo avaliado permanentemente pelo médico até sua liberação. A dieta será orientada pelo médico examinador.

Após a liberação:

• Não tomar bebidas alcoólicas;
  • Não dirigir veículos;
  • Não operar máquinas;
  • Não assinar documentos;
  • Não cuidar de crianças;
  • Não praticar exercícios físicos.

Preparo

Veja aqui como é o preparo para este exame.