(35) 3423-6405 / (35) 3422-5727

Manometria Anorretal

Um exame que avalia e quantifica as pressões dos esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência) e os reflexos da evacuação.

Além de possuir várias indicações clínicas, ele é de extrema importância para pacientes com incontinência fecal, dor anal, fissura anal, fístula anal/perianal, constipação, suspeitas de megacólon idiopático ou chagásico.

É imprescindível para elucidação diagnóstica e planejamento cirúrgico, garantindo maior segurança e exatidão para o procedimento.

Sem requerer o uso de sedativo, apenas com anestésico local, o exame é indolor e rápido, com duração de aproximadamente 20 minutos.

Realização do exame

O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida via retal com a aplicação de um anestésico local. Essa sonda é conectada a um equipamento que tem a função de perfundir água destilada pelos canais da sonda e, por meio dessa perfusão é que temos os gráficos gerados das pressões exercidas pelos esfíncteres anais.

Sua duração é de aproximadamente 20 minutos, contando desde a introdução da sonda no paciente à realização do exame. O procedimento é indolor, rápido e não requer sedativo.

Preparo

Na véspera do exame é solicitado ao paciente que realize um mini enema retal (medicação encontrada na farmácia).