Câncer Colorretal

O câncer colorretal é um tumor maligno, que ocorre no intestino grosso, também chamado de colo e na sua porção final, o reto. Ele pode atingir homens e mulheres, geralmente por volta dos 50 anos de idade, e costuma se desenvolver de forma lenta.

Em 90% dos casos, origina-se de um pólipo benigno no intestino grosso, que ao longo dos anos sofre alterações celulares transformando-se em maligno. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento pela colonoscopia, que além da sua detecção, também faz a sua retirada.

O câncer pode crescer e obstruir a luz intestinal, causando obstrução intestinal. Uma outra complicação é o sangramento digestivo baixo. Pode também comprimir e invadir órgãos sadios à sua volta. Além disso, as células cancerosas podem-se desprender e se espalhar por meio da corrente sanguínea e/ou vasos linfáticos para outros órgãos localizados mais distantes, como o pulmão, fígado e cérebro. Este implante à distância é chamado de metástases, tornando sua cura mais difícil ou impossível. 

Ainda não se sabe exatamente as causas do câncer colorretal, mas alguns fatores de risco influenciam o desenvolvimento, como por exemplo: genética familiar favorável, má alimentação, uso abusivo de álcool, constipação intestinal e doenças inflamatórias intestinais.

Quando descoberto em estágio inicial, ele tem altas chances de cura. Por isso, é importante ficar atento a sintomas como: mudança no hábito intestinal, diarreia ou prisão de ventre recorrentes, sangue nas fezes, perda injustificada de peso, perda do apetite, cansaço constante.

Um dos principais exames para a detecção do câncer colorretal é a colonoscopia, que você pode fazer aqui na Gastroclinic Nascimento, com acompanhamento de uma equipe especializada, em total segurança e com muito conforto. Acima dos 50 anos todos devem fazer colonoscopia preventiva.