Cólica Biliar
A Cólica Biliar ou “crise de vesícula“ é uma situação clínica aguda, precisando de uma intervenção médica clínica ou cirúrgica imediata. Caracteriza-se por uma dor intensa abrupta no abdome superior do lado direito ou em todo abdome superior, podendo irradiar-se para as costas e região torácica.
Normalmente é desencadeada por uma refeição rica em gordura, mas pode ocorrer espontaneamente, sem nenhum fator desencadeante. Isto ocorre pela migração de algum cálculo (pedra) preexistente na vesícula para o canal biliar, chamado ducto cístico. Na maioria das vezes o tratamento clínico soluciona a crise, não necessitando de tratamento cirúrgico imediato.
Se não for tratada adequadamente, esta situação pode levar a complicações como infecção abdominal, rompimento da vesícula, icterícia e a temida pancreatite aguda biliar. Quando a crise aguda é solucionada, os cálculos biliares devem ser removidos cirurgicamente em outro tempo.
Os cálculos biliares (pedra na vesícula) é uma doença comum que costuma ter um prognóstico bom. É importante que os pacientes portadores de cálculos biliares, fazerem o tratamento prévio, isto é, antes de terem a crise. A crise é uma situação de estresse para a pessoa e família, podendo surgir nos momentos mais inoportunos possíveis como viagens, festividades, férias, comemorações etc. Por outro lado, nestas situações de emergência, corremos o risco de não encontrarmos o profissional desejado.
Por isso, é muito importante que, ao sentir sinais de desconforto abdominal ou que algo não vai bem com o seu aparelho digestivo, procurar nossa equipe de especialistas. Ela está sempre de prontidão para esclarecer todas as suas dúvidas e atendê-lo com conforto e muita segurança.