Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença que causa um processo inflamatório no aparelho digestivo caracterizado por dor, edema ou inchaço na mucosa intestinal.

Ela pode afetar qualquer pessoa, mas frequentemente ocorre entre os 13 e 30 anos.

A porção mais afetada do aparelho digestivo é o segmento final do intestino delgado também chamado de íleo e a parte inicial do intestino grosso ou colo.

No entanto, ela pode afetar qualquer parte do aparelho digestivo, desde a boca até o ânus.

A doença de Crohn tem períodos de melhora e piora.

Sintomas:

• Dor abdominal em cólicas, frequentemente abaixo do umbigo;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Perda de sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Sensação de cansaço ou fraqueza;
  • Perda do apetite;
  • Anemia;
  • Dor articular;
  • Manchas na pele (manchas vermelhas sensíveis ao toque);
  • Irritação nos olhos;
  • Baixo desenvolvimento quando inicia-se na infância.

Diagnóstico:

Exame de sangue (Hemograma): Anemia com sinais de inflamação.

Pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo.

Colonoscopia, endoscopia digestiva alta, podem demonstrar o processo inflamatório.

Raio X contrastado do intestino delgado, tomografia ou ressonância magnética abdominal também podem ser úteis.

Tratamento:

O tratamento inclui dieta, cuidados nutricionais, suporte emocional e um arsenal muito grande de medicações, que vão depender caso a caso.

O tratamento cirúrgico também é uma opção em casos muito selecionados e especiais. Apesar de ser uma doença crônica muitas pessoas podem ter uma boa qualidade de vida, se bem tratadas.