Doença Hemorroidária

 

A doença hemorroidária é extremamente comum na população geral, afetando ao menos 5% das pessoas. Ela costuma aparecer após os 20 ou 30 anos. Os fatores que contribuem para sua manifestação são: constipação intestinal, diarreia, gestação, hereditariedade e outros fatores que causem aumento da pressão intra-abdominal. Podem ser classificadas em hemorroidas externas e internas. Estas por sua vez, podem ser de grau I, II e III. As complicações mais importantes são o sangramento profuso e a trombose hemorroidária.
Seus sintomas podem variar de paciente para paciente, porém são mais comuns pequenos sangramentos visíveis no papel higiênico, dor, desconforto na região perineal, prurido, perda parcial da capacidade da contensão das fezes, dificultando a higiene local.

Seu tratamento depende da sua classificação e se há ou não complicações. O diagnóstico preciso é feito com o exame físico, retossigmoidoscopia e a colonoscopia. Estes exames são importantes para excluir outras doenças que podem ser concomitantes com as hemorroidas.