Esteatose Hepática

Fígado gorduroso ou esteatose hepática é definida como o acúmulo de gordura no fígado excedendo a 5% do peso do órgão.

Calcula-se que essa alteração seja encontrada em 20% a 30 % da população em todo o mundo. No Brasil estima-se que sua prevalência (proporção de indivíduos que apresentam a doença) seja de 18% a 19%.

Essa doença pode permanecer estável por muitos anos e até regredir, se suas causas forem controladas. Se não o forem, a doença pode evoluir para a esteato hepatite. Nessa fase a esteatose se associa a inflamação e morte celular, fibrose (cicatrização) e tem maior potencial de progressão, ao longo dos anos para cirrose e para o carcinoma hepatocelular (CHC) ou câncer de fígado.

A esteatose hepática é classificada em dois grandes grupos:
1) Causada pelo consumo excessivo e crônico de bebidas alcoólicas;
2) Causada por outros fatores de risco e denominada Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), que será o objetivo principal dessa abordagem.

Os principais fatores de risco ou causas de DHGNA estão relacionados a seguir e foram classificados em primários, secundários e doenças ou condições clínicas associadas.

Primários:

• Obesidade e sobrepeso;
  • Diabetes mellitus;
  • Dislipidemia (aumento do colesterol e/ou triglicérides);
  • Hipertensão arterial.

Secundários:

• Medicamentos: amiodarona, corticosteroídes, estrógenos, tamoxifeno;
  • Toxinas ambientais: produtos químicos;
  • Esteroides anabolizantes;
  • Cirurgias abdominais: bypass jejuno-ileal, derivações bilio-digestivas.

A obesidade, diabetes mellitus e dislipidemia são os fatores de risco mais frequentes. Esses se associam à hipertensão arterial e a síndrome metabólica, que é caracterizada pela presença de três ou mais das seguintes condições: obesidade central (aumento da gordura no abdômen), hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes. A DHGNA é considerada o componente hepático da síndrome metabólica.

A investigação das suas causas deve ser ampla, abrangendo exames laboratoriais e de imagem. O seu tratamento deve ser de acordo com as alterações e doenças encontradas.