Hérnia Inguinal

Hérnia Inguinal é uma saliência na virilha, parecida com uma tumoração, que é redutível quando o paciente está em repouso ou com manobras digitais. Essa protuberância atinge com mais frequência os homens. Trata-se de um defeito na parede abdominal, causado por uma fraqueza das camadas musculares e de uma membrana chamada aponeurose. Esta alteração pode ser adquirida com o tempo ou no caso de crianças, ser congênita, ou seja, um defeito na formação da parede abdominal. Geralmente a hérnia apresenta-se como um orifício ou anel que comunica o interior do abdome com o tecido abaixo da pele (tecido subcutâneo). Por este orifício pode passar tecido gorduroso ou um segmento do intestino nos casos mais intensos.

Seus dois tipos principais são a hérnia direta (mais comum em adultos e idosos devido a esforços como pegar peso, aumentando a pressão na barriga) e a indireta (mais comum em bebês e crianças cometidas por um problema congênito).

Dependendo do seu tamanho e do seu conteúdo interno, pode causar dor aos esforços, desconforto e alterações inflamatórias na região da virilha. A complicação mais temida é o encarceramento ou estrangulamento, onde parte do intestino preso no seu interior fica sem circulação, levando a um quadro clínico de emergência, que necessita intervenção cirúrgica imediata. Já nos bebês torna-se mais difícil sua identificação, pois pode não existir uma saliência constante na virilha. Para o diagnóstico deve-se observar a região inguinal durante o choro, a evacuação ou a tosse.

O tratamento curativo em ambos os casos é feito através da cirurgia corretiva. Recoloca-se seu conteúdo, tecido gorduroso ou intestino no local de origem. A parede abdominal é reconstruída com o próprio tecido do paciente ou uma prótese de tela sintética.

Para saber mais sobre esse e outros procedimentos do aparelho digestivo, agende sua consulta com nossos especialistas. Eles estão sempre prontos a atender você e sua família com total segurança e muito conforto.