Úlcera Duodenal

É a afecção mais comum no aparelho digestivo, afetando cerca de 10% da população ou mais. A causa tem se tornado mais clara ultimamente.

Com esse melhor entendimento da doença, novas e melhores maneiras de tratamento e mesmo cura das úlceras tem-se tornado realidade.

Anatomia e função do estômago e duodeno:

O estômago produz muito ácido. Esse ácido ajuda na digestão dos alimentos antes de entrar no duodeno (primeira parte do intestino delgado).

Há uma fina camada de muco que previne a ação corrosiva do ácido na parede do estômago e duodeno.

Causas da Úlcera Duodenal:

A úlcera é um ferimento no revestimento interno do estômago ou duodeno.
As úlceras são geralmente causadas pela ação do ácido e pepsina, uma enzima digestiva do estômago.

Uma revolucionária descoberta tem sido mostrada por uma bactéria, Helicobacter pylori.

Aspirina e drogas anti-inflamatórias:

Medicações antirreumáticas incluem Feldene, Voltaren, Endocin e muitos outros. Como com a aspirina, eles podem danificar a camada de muco no estômago e duodeno após o qual o ácido do estômago causa a lesão final. Assim, o Helicobacter pylori e certas drogas são os dois maiores fatores que causam as úlceras. Em raros casos, os pacientes produzirão uma quantidade muito alta de ácidos e desenvolverão úlceras. Essa condição é chamada de Síndrome Zollinger Ellison. Finalmente, algumas pessoas têm úlcera sem saber a causa.

Sintomas:

Geralmente causa dor e queimação na parte superior do abdômen. Esses sintomas são mais frequentes em jejum e aliviam com alimentação e leite. A sensação de queimação pode ocorrer na alta madrugada, fazendo a pessoa acordar pela dor. Antiácidos e leite usualmente oferecem alívio temporário. Alguns pacientes sem queixa dolorosa têm fezes negras, indicando uma úlcera hemorrágica. A hemorragia é uma complicação muito séria das úlceras.