Varizes Esofágicas
As varizes esofágicas são veias anômalas e dilatadas que se formam no esôfago, geralmente em sua metade inferior, e que são uma consequência possível das doenças crônicas do fígado. Em nosso meio, a cirrose hepática é a doença que mais causa as varizes esofágicas. Essas varizes apresentam um risco elevado de hemorragia digestiva; portanto, existem alguns tratamentos que permitem prevenir esse acontecimento, sendo a ligadura elástica um desses procedimentos.
Esse método terapêutico é realizado por meio da endoscopia digestiva. O procedimento consiste na utilização de pequenos anéis elásticos que, por intermédio de acessórios específicos, prendem o vaso varicoso; assim, eles fazem com que o vaso se obstrua, impedindo a circulação de sangue e, por consequência, o sangramento.
A ligadura elástica é um tratamento eficaz e com poucas complicações, podendo ser utilizada tanto na hemorragia ativa aguda como em sua prevenção. Existem outros tratamentos para as varizes esofágicas, como a hemostasia com substâncias químicas, e também o tratamento cirúrgico.